Psicologia – textos diponíveis

 

Textos de Psicologia

Os textos constantes desta página podem ser livremente reproduzidos,
desde que citado e notificado o autor e mencionada a fonte.
Os textos mais recentes estão no final da lista

Pílulas, quase um veneno – Texto crítico (e sarcástico) sobre a diversidade de “escolas” em psicoterapia. Inédito.

O Diabo a Quatro – Texto sobre o inusitado de uma sessão de psicoterapia. Publicado na revista Rádice, em 1980.

Carta a um pai de adolescente – Carta escrita para o pai de um adolescente que engravidou a namorada. Discute diversas diferenças entre as gerações de pais e filhos. Publicada no Jornal “A Tribuna”, de Santos – SP, em março de 1996.

A Quebra e a Cara – Texto sobre a estrutração da identidade, escrito em forma poética. Publicado na Artéria – Santos Revista, em agosto de 1990.

Grupo de Estudos – Uma sátira aos grupos de estudos de psicólogos e “psis” afins.

A Motivação para ser Terapeuta – Escrevi este texto em 1995, para uma amiga carioca, Cinthia Dutra, então estudante de Psicologia. Um de seus professores havia pedido que os alunos entrevistassem psicólogos sobre a motivação que os levou a serem terapeutas. Reproduzo aqui a minha resposta, enviada via telemática, com o consentimento  da destinatária.

Conceitos da Psicologia popular: Trauma e Catarse. Uma discussão. – Discuto aqui a difusão de conceitos de Psicologia popular, nem sempre adequados à compreensão do comportamento humano.

Cidadão 3 em 1 – Em Santos, no Governo da Prefeita Telma de Sousa (1988-1992), foi criada a Revista Artéria, órgão da Secretaria de Cultura. Fui editor adjunto da publicação. Esta é a entrevista de Marcelo Bruno, locutor da Rádio Tantan, parte do projeto de intervenção na Casa de Saúde Anchieta, para desospitalização dos doentes mentais. O texto foi editado por mim.

Questões Pós-modernas – Questões provocativas sobre o lugar da psicoterapia na pós-modernidade, escritas na década de 90. Os pontos básicos continuam atuais.

Os Caminhos da Metáfora – Um estudo sobre o papel da metáfora nas sessões de psicoterapia.

Saber e Paixão – Tópicos para uma aula inaugural – Texto sobre a paixão pelo saber, escrito para os alunos do primeiro ano de Psicologia da UNISANTOS – Universidade Católica de Santos.

Psicologia e Comunicações Eletrônicas – Artigo escrito para o EGO – Informativo da Associação dos Psicólogos de Santos, de janeiro/fevereiro de 1998.

Psicoterapia – um sobrevôo – Pequeno ensaio sobre a Psicoterapia na atualidade.

Informática, Mundo, Educação – Artigo sobre a Educação na Era da Informática, com ênfase nas idéias de Pierre Lévy.

Interpretação e Violência – Texto sobre a violência da interpretação psicológica.

O Agente de Cura em Saúde Mental: um diálogo com Heidegger e Foucault – Palestra apresentada na Jornada de Saúde Mental, em Santos, em 25 de abril de 2009.

Psicoterapia – pequena reflexão – Reflexão sobre a psicoterapia e o encantamento do mundo. Texto postado no facebook em 27 de agosto de 2016, Dia do Psicólogo.