Ensaios e outros textos


Esta sessão trata de ensaios e textos diversos.
Alguns foram publicados em jornais e revistas, outros postados no facebook.

Viagem à Suécia – Em 2010 fiz uma viagem à Suécia, para dar aulas na Universidade de Lulea. Tive esta oportunidade por que havia um intercâmbio de professores entre a Universidade Católica de Santos, onde eu dava aula, e a universidade de lá. Relato aqui a rica experiência que tive naquele país.

Carta a um Pai de Adolescente – Certa vez telefonei a um amigo para tratar de um assunto profissional. Fui surpreendido por diversas queixas que ele fez a respeito do comportamento de seu filho adolescente. Resolvi responder por carta, fazendo algumas considerações sobre a vida na pós-modernidade. Omitindo o nome do destinatário e com sua autorização, dei esta carta para uns poucos amigos lerem. De mão em mão, fugindo de meu controle, foi discutida em diversas reuniões de pais, em escolas, grupos de estudos, etc. Valeu-me convites para palestras e mesas-redondas.

Prolegômenos para uma Fenomenologia da Penumbra – Reflexões sobre a Penumbra. Publicado na “Artéria – Santos Revista”, número 0, edição da Secretaria da Cultura de Santos, janeiro de 1990.

Discurso de Formatura – Fui escolhido pelos alunos da classe do meu filho para falar pelos pais, na formatura da 8ª série de sua escola, em 1995. Dentre os diversos discursos que já fiz em esta e outras solenidades, resolvi disponibilizar este na Home Page, por considerá-lo especialmente adequado ao momento político e social e à turma para a qual foi proferido.

A Internet e o Futuro da Humanidade – Artigo escrito para o Jornal de Yabu, um e-zine bastante promissor que acabou saindo do ar.

O Descobrimento – Pequeno ensaio sobre o Descobrimento do Brasil, publicado no jornal “A Tribuna”, em 22 de abril de 1999. Considerações quase bem-humoradas sobre os tipos de colonialismo de que sofremos.

Hipocondria Política – Um texto para os eternos indignados com as mazelas brasileiras.