Uma noite com Sabrina Love, de Pedro Mairal.

Apreciação de Luiz A G Cancello

Título: Uma noite com Sabrina Love
Autor: Pedro Mairal
Editora: Todavia
1ª edição, 2019

E se um adolescente ganhasse um concurso televisivo para passar uma noite com uma estrela pornô? Essa foi a ideia inicial do livro, conforme o autor expõe no posfácio.
Ao desenvolver o tema, Pedro Mairal concebe um rapaz de 17 anos, órfão e virgem, morador de uma cidade fictícia do interior da Argentina. Seu número é sorteado para usufruir o prêmio, digamos. Para concretizar o tão esperado ato, o rapaz tem de ir até Buenos Aires. Sem dinheiro, sai pelas estradas pegando carona e enfrentando dificuldades, pois tudo acontece numa época de enchentes, e os caminhos estão prejudicados.
Uma parte do livro trata da viagem de Daniel, que vai encontrando tipos característicos do país, caminhoneiros, policiais, operários, pessoas comuns que o levam até um trecho após outro, e assim ele chega à capital do país. Um país latino-americano, pois muitas das situações teriam grande possibilidade de se repetir no Brasil.
Sua estada em Buenos Aires, onde só havia ido quando criança, as manobras para se hospedar em casa de amigos oriundos de sua cidade natal e as peripécias para a concretização do prêmio preenchem outra parte da narrativa.
Tendo de achar um jeito de realizar a viagem e manter-se uns dias na capital, tudo isso com um mínimo de dinheiro, o adolescente vai se deparando com um rico panorama de sua cultura, desde os aspectos mais sórdidos até a bondade e solidariedade de alguns personagens.

“Daniel lembrou-se de quando assistia à televisão com sua avó. Ele trocava tanto de canal que ela misturava os fios narrativos de filmes diferentes e tecia sua própria história, que tinha a virtude de ser sempre feliz, porque quando passados alguns instantes na frente da tela aparecia uma cena de risos ou abraços ou declarações de amor, ela se levantava e dizia “Que lindo o final”, deixando Daniel perplexo, perguntando-se como teria sido a história que sua avó tinha construído. “

De certa forma, esta citação fala da construção do livro. Muitos acontecimentos inesperados e até inusitados contribuem para o encadeamento da história. Tendo sempre presente o eixo do objetivo final, a noite com Sabrina Love (o nome é um achado!), Daniel se enreda em diversas aventuras, algumas cômicas e outras quase trágicas, que dão um sabor especial à leitura.
Temos aqui, do ponto de vista psicológico, uma visão dos conflitos e sonhos de um adolescente, que precisa enfrentar as adversidades para concretizar seus anseios. Poderíamos falar de um bildungsroman, um romance de formação? Até certo ponto, sim, pois conhecemos não só o Daniel presente, como um pouco da trajetória do rapaz, contada por suas recordações. Uma bela história.