Livro: Informal, Nômade, Tradicional

i-n-t

Página de apresentação do livro

Informal, Nômade, Tradicional

Os psicólogos psicoterapeutas e seus grupos de estudos

Autor: Luiz A. G. Cancello

Summus Editorial, 2007

Nota do autor
Ficha TécnicaApresentaçãoDivulgação


Nota do autor

O livro destina-se aos psicólogos, aos professores e estudantes universitários, em especial os docentes e discentes dos cursos de Psicologia, aos envolvidos com Filosofia da Educação e Pesquisa Qualitativa e aos pedagogos. Destina-se também aos estudiosos das dinâmicas grupais e pesquisadores das práticas informais de aprendizagem. O leigo informado e interessado poderá fazer bom proveito da leitura.
O texto estuda a existência dos grupos de estudos informais para a formação do psicólogo psicoterapeuta, abordando o tema pelo método fenomenológico de investigação, fundamentando-se em conceitos de Heidegger e Foucault. Os profissionais entrevistados na pesquisa dão uma importância decisiva, para sua formação, ao envolvimento que tiveram nessa modalidade de aprendizado sem currículo, certificados ou diplomas. Os psicoterapeutas com 20 anos de atuação, de diversas tendências teóricas, estiveram envolvidos, em média, em nove grupos durante sua trajetória profissional. É muito interessante e instrutivo ouvir seus depoimentos. As experiências de aprendizado informal e tradicional, a passagem nômade por diversos grupos de estudos e o respeito que desenvolveram por seus mestres, dão o contraponto a uma época que tanto valoriza os títulos, alardeia a aprendizagem rápida e pragmática, enfatiza o ensino a distância e banaliza a função docente.
O autor acredita que trabalhadores intelectuais de outras áreas poderão se beneficiar com o exame do livro, pois a formação de grupos de estudos, como os aqui descritos, é uma tentativa interessante de aprofundar conhecimentos em qualquer vertente do saber.

Volta ao topo da página


Ficha Técnica:

Edição: Summus Editorial
R. Itapicuru, 713 – 7º andar
São Paulo – SP
CEP 05013
Tel. (11) 3873-7085

Editora Executiva: Soraia Bini Curi
Assistentes editoriais: Bibiana Leme e Martha Lopes
Capa: Camila Mesquita

1ª edição: 2007


O texto da quarta capa apresenta o livro:

Partindo do pressuposto de que os grupos de estudos têm importância fundamental na formação dos terapeutas, Luiz A. G. Cancello analisa a dinâmica interna desses grupos, seus diversos tipos e a produção intelectual que deles deriva — produção essa que se reflete na prática clínica dos profissionais de psicologia. Para tanto, o autor utiliza o método fenomenológico e entrevistas, o que acaba desvendando, de forma saborosa e dinâmica, a formação da identidade dos psicoterapeutas.”[…] Vejo este livro do ponto de vista de múltiplas entradas: a da pesquisa, do método, do questionário, da entrevista. A da discussão teórica sobre a área psi, sobre a filosofia, sobre a fenomenologia. A da formação do psicólogo, do psicoterapeuta, do ser humano. A dos grupos de estudos como um espaço dessa formação, ao mesmo tempo ‘informal, nómade e tradicional’, segundo o expressivo título que o autor escolheu para sua obra. Tenho certeza de que a leitura deste livro será profícua e prazerosa para todos, tanto quanto foi para mim.“Do prefácio de Sônia Aparecida Ignacio Silva


Divulgação

“Informal, Nômade, Tradicional” pode ser adotado como leitura complementar em diversas disciplinas dos cursos universitários de Psicologia, principalmente nas áreas que ensinam Fenomenologia e que tratam de Pesquisa Qualitativa. É importante para o autor ter conhecimento dos lugares onde seu texto é aproveitado para essas ou outras finalidades. Se você souber de alguma Universidade que recomende o livro, deixe mensagem informando o nome da instituição e do professor que o adota. Caso você queira adquirir “Informal, Nômade, Tradicional” e não o encontrar nas livrarias, deixe mensagem informando o nome da sua cidade e do seu bairro. A Editora será notificada. Obrigado!