Livro: Irmão de Alma
Autor: David Diop
Editora NOS, 2020
Irmão de Alma é um livro que surpreende e emociona. O autor, David Diop, narra a história de Alfa Ndiaye, um soldado senegalês que luta na Primeira Guerra Mundial pelo exército francês. Alfa perde seu amigo e irmão de alma, Mademba, em um dos ataques contra os alemães, e a partir daí entra em uma espiral de violência e loucura, dando-se aos poucos consciência dos horrores da guerra. Escrito em primeira pessoa, Alfa – que não fala francês – nos convida a partilhar de seus pensamentos.
O livro é dividido em duas partes: a primeira se passa nas trincheiras, onde Alfa mata os inimigos com uma brutalidade assustadora, causando medo e repulsa nos seus colegas franceses; a segunda se passa em um hospital militar, onde Alfa é enviado após ser considerado incapaz de combater – na verdade, ele é internado porque seus companheiros se assustam com sua ferocidade. Nessa parte, ele relembra sua infância no Senegal, sua relação com Mademba e sua cultura, e tenta encontrar um sentido para tudo o que está vivendo. Recorda os ensinamentos recebidos de seus mestres tribais:
“O maior segredo que nos transmitiu foi o de que não é o homem quem conduz os acontecimentos, mas os acontecimentos que conduzem o homem. Os acontecimentos que surpreendem o homem foram, todos eles, vividos por outros homens antes dele. Todos os humanos possíveis foram testados. Nada do que nos acontece aqui embaixo é novo, por mais grave ou benéfico que possa ser. Mas aquilo que sentimos é sempre novo, porque cada homem é único, como cada folha de uma mesma árvore é única.”
A escrita de Diop é envolvente e poética, misturando realismo e fantasia, horror e beleza. Aborda temas como o colonialismo, o racismo, a identidade, a amizade, a guerra e a morte. O livro é curto, mas intenso, e nos faz refletir sobre o absurdo da guerra.
Irmão de Alma merece ser lido e discutido. É uma obra que nos mostra uma perspectiva diferente da história, que nos faz participar da guerra sob a ótica de um personagem marcante. Como disse um comentarista, é um livro que nos faz irmãos de alma de Alfa Ndiaye.