Curriculum Musical


Luiz Antonio Guimarães Cancello


Andanças


Breve curriculum musical

Violonista, toca principalmente MPB. Já se arriscou em alguns temas do jazz tradicional. Por influência dos filhos, cometia às vezes a imprudência de acompanhar rocks dos anos 60 e 70.
Formação musical: na adolescência estudou violão com o Humberto Lage e mais tarde com Marcos Canduta.
Na juventude, participou de diversos Festivais Universitários, como instrumentista, compositor e jurado.
Nos anos 80 e 90, acompanhando Angela Cancello, Maricea Zwarg e Marise Santos, apresentou-se em vários bares do Litoral Paulista com música ao vivo, notadamente Bar da Praia, Bar do 3, Torto Choperia e Chopp da Hora (em Santos), no Bar Rio 280 (Guarujá) e na Choperia Boca da Barra (Itanhaém).
Participou do Projeto Prata da Casa, da Secretaria da Cultura de Santos, em 1990. Tocou nos shows da Cidade Junina, em 1992. Com a cantora Marise Santos, montou o show “Revisitando a Bossa Nova”, na Pinacoteca Benedito Calixto e no Bar da Praia, em 1994.
Apresentou-se na Pinacoteca Benedito Calixto com Angela, Theo e Daniel Cancello, em 1995.
Com Theo Cancello ao teclado, fez o programa de fim de tarde no SESC de Santos, executando música instrumental, em julho de 1996.
Com Angela, Theo e Daniel fez o programa Santa in Concert, para a TV Santa. da Universidade Santa Cecília, em abril de 1997. Em outubro do mesmo ano, com Angela, fez a apresentação de “A Mulher na Canção Popular Brasileira”, como parte do programa “A História da Mulher na História”, promovido pelo Curso de História da Universidade Católica de Santos. Em janeiro de 1998 apresentou-se com Angela, Theo e Daniel no programa “Revista da Praia”, da TV Tribuna, juntamente com outras duas famílias de músicos residentes em Santos.
De 2002 em diante muita coisa foi mudando. Theo, o primogênito, entrou para a Faculdade de Música e tornou-se profissional. Daniel, o caçula, passou a tocar com a banda Carlos Bronson e mais tarde foi morar em São Paulo, onde é músico. As canções light que eram tocadas de voz e violão foram perdendo terreno para as músicas com arranjos pesados, com mais instrumentos. A participação do violonista ficou mais restrita aos grupos de amigos e festas pequenas, acompanhando cantores em eventos políticos e beneficentes.
Em 2003, fez algumas apresentações instrumentais, ao lado do também violonista Marcos Canduta. Em 2004, deu algumas “canjas”, acompanhando a cantora Valéria Costa, no Bar Almanaque, junto com Marcos Canduta.
Em 2005 voltou a tocar com maior freqüência, acompanhando Valéria Costa nos bares noturnos Almanaque, Zíngaro’s e Mar&Bar.
A partir de 2006 tornou-se parceiro constante de Célia Regina, com quem toca música brasileira tradicional em festas e eventos beneficentes.
Em 2015 voltou a estudar violão erudito, com o professor Iury Cardoso. Há execuções de peças clássicas de violão na página de Música, no item Música Erudita
De quando em quando aventura-se pela composição, principalmente letras. Para ouvir essas canções clique na página de Música, a seguir em Música Autoral.